segunda-feira, 19 de abril de 2010

Os Benefícios da Cebola



A cebola é a base de todos os temperos, combina e oferece um sabor especial a quase todos os tipos de pratos.





Pode ser considerada como auxiliar do organismo na defesa contra infecções, eliminando ao mesmo tempo eventuais substâncias tóxicas através dos rins, resultado da acção dos seus sais minerais, principalmente o Fósforo, o Ferro e o Cálcio e também das vitaminas do Complexo B e vitamina C.

A cebola é indicada para abrir o apetite, regularizar problemas do estômago, é óptima contra prisão-de-ventre, inchaços de qualquer natureza, problemas de pele, garganta, ossos (reumatismo) e intestinos. É também um alimento bastante diurético, beneficiando os rins.

O caldo de cebolas fervido com mel, é eficaz contra constipações, gripes, tosse, bronquite e asma. Ela também elimina o sangue e o fígado de substâncias tóxicas e aumenta a diurese.

Rica em elementos protectores contra as infecções, é a pior inimiga dos vermes intestinais, eliminando, ao mesmo tempo, eventuais substâncias tóxicas através dos rins. No entanto essas propriedades perdem-se quando a cebola é cozida.





Óptima contra os cálculos biliares, a cebola remove ainda as obstruções das vísceras e limpa as vias respiratórias. Crua, colocada sob o nariz, permite estagnar hemorragias nasais.

Aplicado topicamente, o sumo de cebola é muito bom para as picadas de insectos, nomeadamente aranhas, abelhas e vespas. A cebola também ajuda a prevenir o enfarte. Frita ou assada, ajuda a dissolver os coágulos sanguíneos. Para quem sofre de acidez estomacal ou formação de gases a cebola crua não é recomendada.









Informações úteis:





Não são necessários grandes cuidados na compra de cebola. Basta verificar a sua consistência, a sua uniformidade e o brilho da sua casca, que atesta a sua frescura.



Para evitar a irritação nos olhos quando se corta uma cebola, basta efectuar um dos seguintes procedimentos:



Basta colocar na ponta da faca um bocado de pão (ele absorve boa parcela do cheiro e dos gases soltos);



Colocar a cebola no frigorífico cerca de 10 minutos



Molhar as mãos antes de cortar a cebola





Cem gramas de cebola fornecem 39 calorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário